18.5.09

brazilian bombshell.

Ontem à noite assisti no canal Futura um documentário sobre a Carmem Miranda. Descobri por acaso, então já peguei no meio. Talvez fosse ignorância minha, mas descobri muitas coisas sobre ela que eu nem imaginava. Claro que eu sabia um pouco mais do que a Gisele Bündchen, que no SPFW do início desse ano (que foi em homenagem ao centenário da Carmem) falou "Carmem Miranda? Aquela das frutas? Sei.", em uma infeliz entrevista.

O documentário se chama Bananas Is My Business, com direção e narração de Helena Solberg, e é muito completo, muito interessante, sem ser óbvio, deixando em entrelinhas algumas questões da vida dela.



A própria repetição de "bananas is my business" nos faz pensar sobre quanto preconceito havia por parte dos americanos, por parte da população brasileira e até pela própria Carmem em relação ao mito criado. O filme também mostra os problemas com o casamento, o consumo de drogas, a volta para o Brasil, até a morte. Dá vontade de contar tudo, mas vocês precisam assistir! Está disponível no youtube, em 10 partes, mas a 1ª foi tirada do ar. Mas enfim, eu também peguei na tv quando já estava no meio e não foi prejudicial para o entendimento.

Ela é uma figura da mitologia brasileira - e aqui não vou entrar no mérito de quanto faz realmente parte da nossa cultura ou o quanto é um ícone de exportação - que inspirou muitas manifestações e movimentos, em especial a Tropicália, e continua inspirando até hoje.









Fotos de Camilla Akrans para T Style Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário